terça-feira, 11 de julho de 2017

Como memorizar? Lado direito ou esquerdo do cérebro?


O lado esquerdo trabalha a parte lógica, exata, calculista, mais racional. Já o lado direito, enxerga o abstrato, as ideias subjetivas, pois guia nossas emoções e torna nossa interpretação mais enfeitadas do que é de fato. Enquanto o lado esquerdo trabalha diretamente com as palavras e números que são lidos, o lado direito consegue completar uma ideia vazia a partir de um código, desenho, música, situações ridículas ou engraçadas, mistura o absurdo ao real. Daí você já percebe que durante a nossa vida só usamos o lado esquerdo do cérebro para estudar, pois lemos textos e tentamos decorar


USO INTEGRAL DO  CÉREBRO

O ideal é que nos utilizemos de todo o potencial do cérebro, riquíssimo, surpreendente! 
Quando levamos uma vida inteira exercitando quase que só as funções do hemisfério esquerdo, ou só o lado direito, ocorrem as doenças cerebrais degenerativas, tão temidas, como o mal de Alzheimer, por exemplo. 
Necessitamos, portanto, estimular as diversas áreas do nosso cérebro, ajudando os neurônios a fazerem novas conexões, diversificando nossos campos de interesse, procurando nos conhecer melhor para agirmos com maior precisão e acerto.

Howard Gardner, o psicólogo americano criador da Teoria das Inteligências Múltiplas, identificou inicialmente sete tipos de inteligência no ser humano que são estimuladas e expressas de formas diferentes, de acordo com cada pessoa. São elas:

verbal/linguística;lógica/matemática;musical; corporal/cinestésica;visual/espacial;interpessoal;intrapessoal.

Atualmente foi acrescentada a inteligência naturalista e a existencial, estando esta última ainda em estudo. 
A Teoria das Múltiplas Inteligências deverá ser aplicada não apenas com os diversos indivíduos, para atingir cada pessoa, de acordo com o seu ponto de interesse, mas em nós mesmos, buscando desenvolver cada tipo de inteligência que trazemos em estado latente.

Foi desenvolvido nos Estados Unidos um sistema de avaliação das aptidões cerebrais dominantes, utilizado também por alguns escritores nacionais e que mostra com clareza quais as áreas do cérebro que damos maior preferência e, daí, é feito um perfil psicológico da pessoa, sua maneira de agir na vida, qual o lugar de sua preferência numa sala de aula, como melhor aprende, etc.  A esse resultado, temos acrescentado outros elementos, dentro de uma visão holística do ser humano, que tem ajudado bastante as pessoas.

Conhecendo as áreas que são mais estimuladas, passa-se então a praticar uma série de exercícios para ativar as regiões menos utilizadas, de modo que, com o passar do tempo, nossa capacidade de agir como um ser humano integral estará bastante aprimorada. 

O ideal é não radicalizar na exploração de 1 lado do cérebro em relação ao outro, mesmo porque um lado contribui para que o outro consiga assimilar melhor o conteúdo visualizado. O objetivo é trabalhar bem os 2 lados afim de manter a matéria estudada por um longo tempo na memória e não esquecê-la no momento do concurso.

O ideal seria estudar as técnicas de aprendizagem acelerada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura Dinâmica no inglês